Lutero rejeitou a Epístola de São Tiago?

A melhor resposta para essa pergunta seria SIM e NÃO. Sim, porque Lutero contestava a origem apostólica da Epístola. E não, pois Lutero também reconhecia conteúdo doutrinário e divino ali.

Vejamos a opinião madura e contextualizada do próprio Dr. Martinho Lutero:

Embora rejeitada pelos antigos, exalto esta epístola de S. Tiago e a considero boa, uma vez que não propõe doutrina humana, mas, vigorosamente, propugna a lei de Deus. Entretanto, para fundamentar a minha opinião, mas sem desconsiderar a ninguém, não a considero escrito apostólico […]

Dr. Martinho Lutero, Prefácio à Epístola de S. Tiago, Obras Selecionadas v.9, p.153, CIL, 2005.

Logo em seguida Lutero segue o debate sobre a canonicidade e a autoria da Epístola, citando as razões pelas quais ele duvidava de sua origem apostólica.

Aqui vemos um Lutero que contesta a canonicidade e a autoridade apostólica da Epístola de São Tiago, mas que ao mesmo tempo recebe de bom grado o que ele crê ser doutrina e lei de Deus ali. E mesmo discordando, reconhece sua posição como mera opinião, e não como possuindo caráter dogmático.

Levando em conta os debates acadêmico-teológicos envolvendo a Epístola de São Tiago, alguns dos quais duram até hoje, é perfeitamente compreensível que Lutero tenha se posicionado dessa maneira. Lutero foi um gênio, um Doutor da Igreja, mas foi também um homem do seu tempo. E como homem do seu tempo, teve as dúvidas que eram comuns aos homens do seu tempo.

Se traçarmos uma linha cronológica na história da Igreja, desde os Pais ocidentais e orientais, passando pelo período medieval até os dias de hoje, constataremos inúmeros debates em torno do cânon das Escrituras. É por esse motivo que, diferente das confissões de fé dos protestantes (reformados e batistas, por exemplo), o Livro de Concórdia não apresenta nenhuma lista canônica, pois esse era um debate que ainda não havia se encerrado (na verdade, de certa forma podemos dizer que ainda hoje não se encerrou, muito embora haja um consenso muito maior).

Mas o mais importante aqui – assunto de minha próxima publicação no blog – é o fato de que, na minha humilde opinião, Lutero oferece em seus escritos o melhor insight teológico para a correta interpretação evangélica da Epístola de São Tiago.

LOADING…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s